Blog SD - Burle Marx

COLEÇÃO Burle Marx - Silvia Döring Acessórios

Quem me conhece sabe que eu amo o Modernismo, aliás, já falei aqui como o modernismo brasileiro me inspira desde quando eu era jovem. Neste 2021 decidi fazer todas as coleções de joias interligadas, e totalmente dedicadas a este movimento que mudou a arte do século passado. E, não há como fazer um panorama do modernismo brasileiro, sem colocar o nome de Burle Marx em destaque.

Burle Marx

Burle Marx é muito mais conhecido por ser paisagista, não sem razão, pois alguns dos mais lindos jardins do Brasil tem seu design feito pelas suas hábeis mãos e seu refinado gosto. Um artista que, além de ter uma visão privilegiada de senso harmônico e estético, era um conservacionista que se aventurava à estudar regiões e plantas brasileiras antes desconhecidas, e que ainda sabia muito de botânica, de forma que foi descobridor de muitas novas espécies e incentivador do uso da botânica nacional em seus projetos.  

No entanto este Leonino de 4 de agosto, que comemoraria 112 anos em 2021, fazia ainda mais que planejar jardins, ah, muito mais.  Cantor, escultor, ceramista, mosaicista, arquiteto, pintor, biólogo, tapeceiro... ufa! Era um gênio de mil habilidades! Não há como não reverenciar uma mente privilegiada destas.

A inspiração para a coleção de joias

Entre suas obras que mais amo estão os murais de azulejos com seus desenhos abstratos, ora orgânicos, ora geométricos. Seus murais espalhados pelo Brasil são um verdadeiro deleite para os olhos. Deles extraí inspiração para duas linhas de joias da primeira fase de minha coleção inspirada no artista e sua obra.

A linha de joias Jean Marie

A linha Jean Marie é uma linha de joias inspirada no lindo mural de azulejos azuis e brancos que o artista criou para a residência de Jean Marie Diestl. São 4 joias de formato muito orgânico, que remetem imediatamente a sensação de fluidez que sinto ao ver o mural. Trouxe o detalhe de pedras brasileiras para complementar as peças e representar os círculos constantes nesta obra.

A linha de joias Brasília

A outra linha de joias, que chamei de Brasília, cidade em que o multiartista deixou acervo importante de trabalhos, traz sua inspiração de um lindo azulejo de sua criação, com uma forma única, que para mim remete ao olho do artista.

Pingente Brasília

A linha de joias Talipot

Finalmente, a terceira linha de joias da coleção que chamei de Talipot, vêm do nome da linda palmeira indiana que o paisagista usava habitualmente em seus projetos. Do desenho irregular, que indicava a sua presença no projeto, extraí a forma pra esta família de peças super orgânicas e fluidas.

São ao todo, nesta fase da coleção, um total de 26 modelos de joias entre anéis, brincos, colares e pulseiras, em ouro, ródio e pedras brasileiras.

Conheça a coleção. Clique aqui 

Silvia Döring - Agosto 2021

Sobre a loja

Silvia Döring é marca brasileira de design autoral de acessórios que cria elegantes peças atemporais e exclusivas, usando os mais nobres materiais da natureza, sempre com respeito e carinho, valorizando o natural e o feminino.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Silvia Döring Acessórios de Moda LTDA - EPP - CNPJ: 26.541.385/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021